
-
Arquitetos: Bruschini Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nasceu a partir da forma básica de uma casa de campo. Um simples pavilhão com um telhado de duas águas. A partir dai fomos preenchendo esse ponto de partida sob a ótica de uma arquitetura mais contemporânea e atual. O desejo dos proprietários era um projeto simples, bonito e extremamente funcional, com um programa arquitetônico bastante enxuto:


No bloco principal, longilíneo, locamos sala de estar, sala de jantar e cozinha integrada. Com o pé-direito generoso, fizemos um mezanino que tem um uso versátil, funcionando tanto como dormitório quanto como uma sala íntima. A partir desse bloco principal, coberto pelo telhado de duas águas, nascem três módulos com cobertura plana, que abrigam as suítes e a sala de TV. Estes ambientes, já tem o pé-direito mais baixo, trazendo mais acolhimento para os momentos de uso das suas respectivas atividades. Essa alternância entre alturas, ao mesmo tempo que traz uma sensação agradável para quem passeia pelos cômodos, cria uma volumetria interessante, deixando bastante claro o real uso de cada espaço. O projeto se revela num único e rápido olhar. A casa tem fechamento de caixilhos de alumínio e abusa da transparência, trazendo a vista para dentro de todos os ambientes.


Quanto aos revestimentos, usamos pedra, textura e vidro como coadjuvantes do principal material, que é a madeira. Ela aparece de duas principais formas. Primeiro, na estrutura, de madeira laminada colada(MLC) e em segundo, na fachada, com o uso de réguas de Pínus tingidas da cor verde, tentando de certa forma, se fundir com a paisagem.


Uma premissa dos nossos projetos residenciais é o uso de técnicas construtivas pré-fabricadas e modulares. Junta-se isso, ao difícil acesso ao lote, um lindo platô de frente para a Pedra do Baú, optamos por uma obra seca, com o mínimo de geração de resíduos, através do uso de estrutura de madeira(MLC) e fechamentos em woodframe, sendo as empenas de pedra nas extremidades da casa, as duas únicas paredes de alvenaria convencional(além do bloco de serviço).






























